sexta-feira, 2 de abril de 2010


AS ROSAS

PODEM NOS ENCANTAR COM SUA BELEZA E NOS ALEGRAR COM SEU PERFUME!
MAS TAMBÉM PODEM NOS FERIR COM SEUS ESPINHOS SE NÃO SOUBERMOS COMO
MANUSEA-LÁS!
ASSIM TAMBÉM É A ARTE DE EDUCAR!

Vou lhes contar o porquê desta comparação!

Na minha sala de aula tento sempre ressaltar a importância do coletivo! É na infância que começamos a fortalecer a necessidade de coleguismo, o saber pedir por favor e dizer obrigado, o cuidado com o corpo,
a oganização dos brinquedos... em fim direcionar a aula para que a criança possa da melhor forma possível desenvolver o sentido de viver em grupo.
Dias destes resolvi promover uma aula de artes, as crianças trocaram seus materiais ( o que tinha dois pincéis tocava com o que dinha duas tintas por exemplo). Foi uma aula muito gratificante e enriquecedora no sentido da coletividade e do desenvolvimento motor. Após termino da aula fomos todos quardar os materiais e fazer a organização da sala de aula. Afinal nada mais justo do que quardarmos aquilo que nós mesmos tiramos do lugar. No outro dia uma mãe veio até a mim de uma forma muito agressiva e me disse em alto e bom som: o material do meu filho é de uso restrito e particular, não devendo ser dividido com ninguém. E não aceito de forma alguma que meu filho sirva de faxineiro da escola!***
Tentei eu muito calmamente argumentar com a mãe, tentei explica-la que ao dividir o material seu filho está exercendo o coleguismo, o saber dividir, e que ao arrumar a sala ele está aprendendo que organização é imprescindível tanto na infância quanto em sua futura vida adulta. Saberá manter o material escolar sempre em ordem, será organizado na hora de estudar... em fim pergunte-lhe se em casa a criança não recolhia os brinquedos, se não guardava o material escolar após as atividades e ela simplesmente me respondeu que o seu filho não tinha obrigação pois ainda era muito pequeno (6 anos) para tais atribuições.
Depois de tal ocorrido fiquei me perguntando:
_ SERÁ QUE OS PAIS, TIOS, IRMÃOS, AVÓS, SE ESQUECEM QUE ELES SÃO O PRIMEIRO CONTATO QUE AS CRIANÇAS TEM COM UM EDUCADOR?
O MAGISTÉRIO É COMO AS ROSAS...
NOS ENCANTAMOS QUANDO VIMOS UM ALUNO LER SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS,
QUANDO APRENDE VIVER EM HARMONIA COM O OUTRO, QUANDO COMEÇA A ENTENDER O SENTIDO DA PALAVRA "UM SER MAIS HUMANO", MAS NOS MACHUCAMOS COM OS (ESPINHOS DE) PAIS OMISSOS, RELAPSOS, E QUE DELEGAM AO OUTRO AQUILO QUE ELES MESMOS NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER! PAIS QUE SO VEEM OS SEUS DIREITOS MAS NUNCA SUAS OBRIGAÇÕES...

Desculpe pelo desabafo e pra vocês educadoras que atendem pelo codinome de Vencedoras um forte abraço e um belo fim de semana, e força e vitória sempre!

0 comentários:

Postar um comentário


 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março 2010.